Signed in as:
filler@godaddy.com
Signed in as:
filler@godaddy.com
1/3
A Residência de Arte Intuitiva é uma vivência de conexão com o potencial criativo que habita dentro de cada um. Tem como propósito, a criação de um espaço, aberto e inclusivo, onde se trocam experiências e desenvolvem ferramentas que comunicam o transcendental, remexem a percepção e reforçam a beleza.
. Artistas ou criativos quem já desenvolvam algum tipo de arte
. Pessoas que não se identificam como artistas, mas tenham um interesse pela arte no geral e queiram explorar e aprofundar o processo criativo.
. Iniciantes de jornada espiritual através da Arte.
O fluxo deste retiro será guiado pela intuição. Intuir exige confiar. Cada um em si, no outro, no todo, no nada. Neste caso, fazer parte desta viagem implica confiar no grupo e na consideração de quem estará na função de a conduzir.
Da pré-disposição da verdadeira entrega, os corpos rendem-se à necessidade maior de serviço, de devoção, de sentirem e de se darem à possibilidade de serem e criarem coisas que a lógica nem sempre consegue compreender de antemão.
Criar arte é como uma dança, entre a sensibilidade de saber improvisar, a receptividade as sugestões e ideias novas que vão surgindo e a capacidade em mantermos o foco, a disciplina. A força da vontade. O que acontece a partir desta alquimia, é mágico.
Os sinais que se escondem por entre as portas da percepção aparecem como por mistério ou coincidência, num espaço onde há tempo para lhes prestarmos a devida atenção e intenção. Intenção no sentido de estarmos previamente enraizados com os propósitos e os valores que nos movem na direcção da acção, da criação. Atenção no sentido de estarmos em alinhamento com a nossa fonte interna de sabedoria, a nossa sensibilidade apurada, os nossos sentidos despertos.
É a partir da estimulação e da escuta destes estados essenciais que vamos querer concentrar-nos nesta criação. Para quem se vai querer juntar, o trabalho já começou, já está a acontecer.
O Edgar é um artista camaelónico, que canta e toca piano desde a infância e que há pelo menos oito anos faz dos palcos e das salas de ensaios a sua maior escola, através das várias bandas e projectos em que se desdobra. Da reinvenção da música popular portuguesa operada pela Criatura, às incorporações no funk com Os Compotas ou do afrobeat dos They Must Be Crazy, passando pelas ricas investigações e criações no campo da lusofonia com Mariana Root e com o irmão brasileiro Luiz Gabriel Lopes (projecto AIÊ), ou pela música electrónica onde se salienta a já longa parceria com Sickonce e os mais recentes trabalhos com Bandua, a par de Tempura the Purple Boy. Além de ser formado no Conservatório Nacional de Música, estudou e leccionou mais tarde no Curso de Artes Performativas do SOU - Movimento e Arte. Em 2018 cria o projecto "Quem Tem Corpo Canta" e funda o Coro dos Anjos. Em 2020 estendeu o trabalho com a comunidade para vários projectos desenvolvidos com o Município da Guarda. A solo, com o seu teclado, o seu adufe e a sua voz, aparece volta e meia a cantarolar canções que lhe apetece cantar.
Ao longo dos 3 dias de encontro, o espaço será guiado de acordo com várias práticas que visam o estímulo ao pensamento, ao espírito e ao corpo criador, através de dinâmicas que nos lembrem de cuidar o nosso campo energético e que tenham em conta a pluralidade de todos os corpos que nos compõem: emocional, espiritual, físico, mental e social.
Queremos também que a elaboração deste programa possa ter em conta a visão de cada participante. Para isso, já como exercício de reflexão sobre o próprio processo criativo, pedimos que no acto de inscrição cada participante escreva como gostaria ou imagina o programa destes 3 dias.
Partimos, ainda assim, da seguinte proposta de programa
<-----
Criado sobre ruínas restauradas de um antigo palácio com uma capela cheia de histórias. Tesouros escondidos e túneis perdidos, cheios de arte.
Alma do Paço, Travessa das Ruinas 2640-825 Paço d'ilhas Ericeira Portugal
. Estadia de duas noites em quartos partilhados
. Refeições vegetarianas. Jantar de dia 13. Pequeno-almoço, almoço e jantar dia 14. Pequeno-almoço e almoço de dia 15.
. Dinâmicas de exploração artística guiadas pelo Edgar Valente a terem lugar na capela.
. Criação de uma performance para ser apresentada no último dia da residência.
. Livre transito no Festival Dia Aberto às Artes, onde podes participar em workshops de artes plásticas, oficinas artísticas, assistir a concertos, performances e dança-teatro.
. Actuação no domingo no festival Dia Aberto às Artes.
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
-----INSCRIÇÕES ENCERRADAS-----
Contacta-nos através do endereço circulosemente@gmail.com se não conseguires encontrar uma resposta para a tua pergunta.
Sim, todos nós somos seres criadores e a maior das arte é a própria vida. Explorar esta energia em nós é fundamental para qualquer que seja a criação. A energia criativa é também a energia vital, aquele que nos mete em estado de alta vibração e apaixonados pela vida.
Reserva o teu lugar mediante pagamento de 50%. Até dia 8 de Maio, deves transferir os restantes 50%
Podes cancelar até 2 semanas antes do início da Residência, nesse caso devolvemos o que pagaste na totalidade. Após esta data não fazemos devoluções.